Outsourcing fiscal como ferramenta de gestão e eficiência na rotina fiscal das empresas

GIA-ICMS e EFD-ICMS/IPI – Cruzamento Eletrônico Visando o Compliance
19/11/2021

Pesquisas recentes apontam que a rotina fiscal das companhias brasileiras consome mais de 2.000 horas de trabalho por ano. Para se ter uma ideia, no Brasil, a cada 200 funcionários 1 trabalha na área fiscal, sendo que na Europa essa proporção é de 1 para 500 e nos Estados Unidos 1 para 1.000.

Esse consumo excessivo de horas é devido à incidência de mais de 60 tributos, os quais geram mais de 100 obrigações acessórias e mais de 3.700 Normas Tributárias, espalhadas em um grande arcabouço jurídico.

A cada dia, em média, são publicadas cerca de 30 novas regras e/ou atualizações, fazendo com que, por hora, mais de uma nova norma deva ser considerada nos cálculos dos tributos.

Conclui-se, portanto, que as rotinas fiscais vão muito além do lançamento de notas fiscais e do cálculo de tributos, pois estão diretamente relacionadas ao sucesso do negócio como um todo, tendo em vista que a carga tributária média das empresas no Brasil é de aproximadamente 34%.

Vejamos a seguir as principais atividades que exigem a interação do departamento fiscal/tributário das empresas:

  • Gestão de Notas Fiscais de entrada e saída;
  • Conferência de toda a documentação fiscal, visando mitigar divergências relacionadas ao Código de Situação Tributária (CST); a origem e o destino das mercadorias; alíquotas, base de cálculo e valores dos tributos; e o código NCM dos produtos;
  • Apuração de tributos como IRPJ, CSLL, ICMS, ICMS-ST, IPI, ISSQN, INSS, PIS/COFINS, entre outros;
  • Análise de retenções na fonte (prestação de serviços);
  • Apoio na classificação fiscal de novas mercadorias (NCM);
  • Cumprimento de obrigações acessórias como ECD, ECF, DCTF, DIRF, EFD-Contribuições, EFD-REINF, EFD-ICMS/IPI, entre outras;
  • Atualização constante, relativamente ao impacto de novas normas publicadas;
  • Apoio na parametrização sistêmica, visando o compliance fiscal;
  • Apoio às equipes comercial e suply chain, quanto ao esclarecimento de dúvidas tributárias pertinentes.

É notável que a complexidade existente na área fiscal das companhias brasileiras exige a dedicação de profissionais qualificados.

Uma opção que visa a eficiência dos custos é a contratação de empresa especializada, que ofereça o serviço de Outsourcing Fiscal juntamente com o serviço de Consultoria Tributária para o departamento fiscal. Essa combinação pressupõe um know-how tributário em diversos segmentos econômicos, capaz de facilitar o desempenho das atividades pertinentes ao negócio.

Nós, do Grupo Assist, contamos com profissionais altamente qualificados dedicados ao serviço Outsourcing, que contam com o apoio de equipes de Consultoria em tributos diretos e indiretos, capazes de garantir o cumprimento de todas as atividades relacionadas à área tributária.

Marcelo Batista Leal | Consultor Tributário
Guilherme Davini | Consultor Tributário
Marcelo Leandro Nunes Ferreira | Gerente Tributário