A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NA ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD-FISCAL) ICMS E IPI.

ECF 2019 – QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS.
11/07/2019
GOVERNO PAULISTA REABRE PARCELAMENTO DE ICMS-ST
26/08/2019

Tendo em vista as dificuldades no preenchimento da Escrituração Fiscal Digital (EFD-Fiscal) ICMS e IPI, por ser uma das obrigações acessórias mais complexas e detalhadas, os contribuintes podem vir a ser autuados pelo descumprimento de alguns requisitos legais.

Nesse sentido, é evidente a necessidade de uma auditoria externa nos arquivos da EFD-Fiscal ICMS e IPI, a fim de se prevenirem riscos fiscais quando da realização dos procedimentos de escrituração.

Ocorre que muitas empresas não têm o foco nas informações e registros detalhados que devem ser preenchidos, pois, acabam não sendo prioridade, tendo em vista os custos de investimento no acompanhamento de procedimentos normativos, o que, a nosso ver, se tornaria menos custoso do que ser onerado com autuações fiscais pelo descumprimento dos requisitos legais.

A auditoria tem por finalidade a identificação: a) de dados falantes; b) de erros de preenchimento; c) de inobservância de regras de leiaute, de estrutura do arquivo e das regras tributárias; e d) de divergência de valores, para fins de saneamento.

Com essa providência, os riscos para as empresas são amenizados, possibilitando a correção em tempo hábil, garantindo a apresentação correta das informações.

Note-se que, para a condução desse trabalho, faz-se necessária a atuação de uma empresa especializada com profissionais devidamente qualificados.

Nós, do Grupo Assist, podemos prestar apoio nessas tarefas com base em uma robusta estrutura funcional composta por profissionais altamente qualificados distribuídos por área de especialização.

Leonardo Luiz da Silva – Consultor Tributário

Geyse Fernandes Neves – Consultor Tributário

Marcelo Leandro Nunes Ferreira – Gerente Tributário

BrazilUSA