Go to Top

A Importância de um Software de Classificação Fiscal – Classist

Veja como um software de Classificação Fiscal de Produtos (NCM) pode auxiliar no dia-a-dia da equipe e garantir mais segurança para a área de comércio exterior, tributação em geral, logística e gestão

Complexidade fiscal e a relevância do software de classificação

Em razão da complexidade da legislação tributária brasileira e das constantes alterações legislativas acerca dos impostos e contribuições sociais atinentes às transações mercantis, a atenção da equipe de gestores é fundamental para minimizar possíveis casos de infrações fiscais e consequentes multas aplicadas pelos organismos de fiscalização.

É um enorme desafio o ajuste às exigências legais, o que compromete a resolução integral das questões fiscais envolvidas, principalmente quando se lida com grandes demandas e altos volumes de produtos de exportação.

Pensando nesse cenário é que o Grupo Assist desenvolveu o Classist, um software de atendimento às empresas capaz de automatizar o processo de registro e classificação fiscal das mercadorias, cujo suporte é mantido por profissionais dotados de expertise na área, que garantem a atualização do software.

Benefícios de um software de classificação fiscal | Classist

Com o Classist, os produtos e serviços transacionados por sua empresa podem ser monitorados com facilidade única, graças a um sistema de alimentação automática a partir do cadastro em massa dos itens que se deseja trabalhar. Em até 24 horas nosso sistema se atualizará com todas as informações necessárias relativas adequação da descrição, à carga tributária e aos demais tratamentos fiscais e aduaneiros, os quais permanecerão insertos em nosso banco de dados criptografado disponível para consulta de usuários autorizados a qualquer momento.

Além disso, o software disponibiliza, através de uma interface simples e intuitiva, consulta à integralidade da legislação tributária aplicável ao ramo de seu negócio. Qualquer modificação legal introduzida é atualizada em tempo real e prontamente informada aos usuários via e-mail, evitando-se, assim, surpresas onerosas e conferindo à equipe de gestores de sua empresa maior segurança ao consumar operações mercantis.

Nosso sistema conta, ainda, com a vantagem de estar em plena consonância com a convenção entre os países-membros do Mercosul, a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), obrigatoriamente utilizada desde 1995 para o reconhecimento de bens, serviços e fatores produtivos negociados entre as nações signatárias. A classificação incorreta das mercadorias pode culminar em recolhimento inferior ou mesmo superior ao devido de alguns tributos como ICMS, IPI ou II e ensejar, além de multas, até mesmo a retenção da mercadoria na alfândega. Felizmente, esse não é um problema que afeta as empresas que aderiram ao Classist.

Faça classificações fiscais com facilidade, segurança e mais controle na gestão.

Acesse o site do Classist para entender como o software pode auxiliar no controle fiscal da sua empresa. Estamos à disposição para esclarecer dúvidas.

Atc.
Equipe Grupo Assist.